GASTRONOMIA

Valorização da origem dos alimentos e uso de culinárias diferentes são tendências em 2019

Sebrae ES realiza seminário de gastronomia que traz principais tendências para seu negócio lucrar mais

Menos carne e mais proteínas selvagens; valorização da origem dos alimentos; fusão de culinárias diferentes, estabelecimentos com venda exclusiva por entrega e pratos com sabor azedo estão entre as tendências que prometem movimentar o mercado gastronômico em 2019. De olho no comportamento do consumidor e nas diretrizes tomadas no segmento de food service no mundo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) realiza na próxima terça-feira (23) das 13h30  às 17h30,  o “Seminário de Gastronomia: O Seu Cliente Pode Comprar Mais!”. O evento é direcionado para empresários do setor. As inscrições já estão encerradas.

O conceito “O seu Cliente pode Comprar Mais!”, que norteia o seminário organizado pelo analista da Unidade de Atendimento Setorial Serviços Ubirajara Nascimento, trata da busca pela qualidade e criatividade do cardápio. Segundo ele, pesquisas comprovam que os clientes buscam na gastronomia experiências que os levem para uma imersão cultural que permita novas sensações e que estão dispostos a pagar mais por isso.

“Nossa programação vai contar com palestras e mesa redonda sobre tendências do mercado de bares e restaurantes, números da Alimentação Fora do Lar (AFL) e avaliações sobre as mudanças no comportamento do consumidor em níveis nacional e internacional. A ideia é mostrar aos empresários do segmento que valorizar o cardápio, aprimorar a qualidade no atendimento ao cliente e diversificar o uso de ingredientes nas receitas é que o faz o cliente comprar mais”, ressaltou Ubirajara.

Além das tendências do mercado, o analista ressalta a importância de o empresário relacionar cultura e gastronomia ao criar o cardápio para ampliar o tíquete médio do bar ou restaurante, aumentando sua lucratividade. “Uma das tendências mais fortes do segmento é enaltecer a valorização dos traços culturais no cardápio. O Espírito Santo, por exemplo, tem um povo formado a partir de 10 etnias, entre elas italiana, pomerana, africanas e indígenas. É importante pensar em pratos que tenham o gosto dessa mistura”, aconselha.

PREPARE O PALADAR E SE ATENTE PARA ONDE APONTA O MERCADO:

Tendências para a gastronomia em 2019:

  • Menos carne e mais proteínas selvagens;
  • Transparência na cadeia de alimentos (a origem dos alimentos);
  • Reaproveitamento dos alimentos;
  • Pegada verde em tudo;
  • Sabores regionais e globais;
  • A fusão de sabores de culinárias de origens diferentes.

 Microtendências – sabores e produtos específicos que estão com tudo em 2019

  • Katsu Sando: sanduíche das ruas de Tóquio feito com pão branco, tonkatsu (filé de porco empanado com Panko) e molhos agridoces ou azedos;
  • Probióticos: o kombucha não é novidade, mas ele e outras bebidas probióticas (fermentadas por bactérias) ficam ainda mais em evidência em 2019, principalmente pela importância gastrointestinal da categoria;
  • Azedo: será o sabor da moda em 2019 graças à popularidade e influência das cozinhas coreana, filipina e persa.  – Manteiga: novos sabores (misturada com ervas, noz e até missô). Manteiga caseira e fermentada deve aparecer em todos os menus dos restaurantes.
  • Só delivery: apenas cozinhas que servem só para entrega. A ideia deve se espalhar para chefs renomados, tendência que já aparece nos Estados Unidos e Europa.

Fonte: Blog Bom Gourmet

Serviço - SEMINÁRIO DE GASTRONOMIA: o seu cliente pode comprar mais!
Data: 23 de abril (terça-feira)
Horário: 13h30 às 17h30 
Local: Auditório do Sebrae – R. Belmiro Rodrigues da Silva, 170 - Enseada do Suá, Vitória /ES.

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