Solidariedade

Sebrae/ES promove ação solidária para doação de sangue

Diversos colaboradores aderiram a ação, que é fundamental para salvar vidas

Por conta da pandemia do coronavírus, muitos bancos de sangue estão com o estoque baixo e a demanda, no momento, é alta. Para ajudar, o Sebrae/ES iniciou uma ação solidária junto aos seus colaboradores. Como forma de incentivar a doação, neste momento de distanciamento social, a instituição está oferecendo o transporte do doador até o local da coleta, nas unidades do Hemoes em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae/ES, Jumara Martins, muito além de oferecer consultorias e capacitações aos empreendedores, o Sebrae/ES realiza ações solidárias como esta, visando impactar a qualidade de vida da comunidade local. “Essa iniciativa é mais uma oportunidade para pensarmos além de nós mesmos. Ações como essa, que visam a solidariedade ao próximo, são fundamentais para sensibilizarmos não só a nossa equipe, como todos os capixabas, incentivando outras empresas e voluntários. O ato de doar sangue pode salvar vidas”, garante.

O colaborador Roberto Langa aderiu à campanha

Em tempos de pandemia, é natural que as pessoas tenham medo de sair de casa, inclusive para fazer a doação, o que resulta no baixo estoque nos bancos de sangue. Roberto Langa, colaborador da unidade de Vitória, é doador de sangue voluntário e elogia a iniciativa do Sebrae/ES. “Esse tipo de ação é muito importante, pois impacta diretamente no salvamento de vidas humanas. Contei com o apoio do Sebrae para me deslocar até o local da doação, o que foi ótimo. É um ato muito simples, mas fundamental na vida das pessoas, especialmente nesse momento de pandemia. O medo de sair de casa não pode ser maior que um gesto tão nobre”, enfatiza.

Carolina, que tem um tipo sanguíneo raro, também participou da doação

Para Carolina Margotto, colaboradora da unidade de Colatina, doar sangue é um ato solidário, humanitário e que remete à alegria. “Por meio dessa iniciativa pude realizar a doação, tão essencial neste momento que estamos vivendo. Sou doadora voluntária e quando apareço no local de doação é sempre uma satisfação, porque meu sangue é A-, não tão comum como outros. Graças à ação me coloquei logo à disposição. É gratificante saber que meu sangue pode salvar, no mínimo, quatro vidas”, declara Carolina.

Para garantir a segurança dos doadores e funcionários dos bancos de sangue, o Hemoes está agendando horário para as coletas. Entre os requisitos básicos para doar sangue, o interessado deve apresentar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e estar bem descansado e alimentado. Não é recomendada a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Sayonara Lacerda / Marcella Andrade / Gabriela Jucá
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: sayonara.lacerda@es.sebrae.com.br 
marcella.sucupira@es.sebrae.com.br 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.