Agenda

Sebrae/ES participa do encontro do Ecossistema de Inovação do Norte Capixaba

Reunião envolveu diversos atores do ecossistema de inovação.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) participou nesta quinta-feira (16) do kickoff do planejamento do Ecossistema de Inovação do Norte Capixaba. O evento aconteceu no Centro Universitário Vale do Cricaré, em São Mateus, e envolveu representantes do governo, academia, setor produtivo e instituições, para um trabalho de estruturação do ecossistema no Norte capixaba.

O diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, esteve presente, junto com a gerente da regional norte da instituição, Clébia Pettene e a analista Vanessa Gusmão.

“O Sebrae vai atuar como mediador e apoiador de uma rede colaborativa de atores de instituições, dentre elas: Governo do Estado, Ifes, Ufes, Findes, Senai, Sindirochas, Multivix, prefeituras de São Mateus e de Nova Venécia, e diversas Empresas. A instituição dará apoio oferecendo consultoria especializada e metodologia adequada para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo que definirão as estratégias para o avanço da inovação no norte do Estado”, destaca Toniato.

O objetivo deste encontro de trabalho foi sensibilizar os atores/setores para a importância da inovação enquanto impulsionadora do desenvolvimento na região. “A proposta é estruturar um sistema de governança fortalecido, que dê continuidade ao trabalho, criando um ambiente propício e atrativo para empresas de impacto com alto potencial de gerar emprego, renda e desenvolvimento”, ressalta o diretor.

Incuba Norte

O trabalho de estruturação do Ecossistema de Inovação do Norte do Espírito Santo é fruto de um conjunto de esforços, iniciado em 2018, para a implantação da Incubadora Norte, realizado no âmbito do Programa de Extensão da UFES, mas que se expandiu, e conta hoje com o apoio de diversas entidades parceiras.

Ao longo deste processo já foi realizado um ciclo de formação com cerca de 60 atores do ecossistema norte capixaba, com workshops e conhecimento de cases nacionais e internacionais nos temas: inovação e empreendedorismo, ecossistemas, habitats de inovação e arcabouço legal para inovação.

“O trabalho de Estruturação do Ecossistema também visa dar continuidade a este processo, possibilitando maior sucesso na implantação da Incuba Norte, bem como das demais iniciativas para que startups possam surgir e se desenvolver na região”, finaliza Toniato.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso        

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / mirelaadams@pulsocomunicacao.com

Camila Soares: (27) 99709-4277 / camila@pulsocomunicacao.com

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / maurilio@pulsocomunicacao.com

 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.