Covid-19

Sebrae orienta empresários durante restrições no comércio

Segurança e criatividade são elementos importantes para o empreendedor nesse momento.

Com a fase vermelha da Covid-19 no Espírito Santo, as medidas restritivas aos serviços não essenciais foram novamente aplicadas em todo território capixaba. O momento é delicado para a saúde, e também para a economia capixaba que é movimentada por mais de 360 mil micro e pequenas empresas.

Sem poder abrir os comércios neste período, os empreendedores enfrentam muitas dificuldades para realizar vendas e manter seu faturamento. A fim de minimizar os reflexos dessas restrições, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresenta protocolos com orientações e boas práticas para os empreendedores manterem sua clientela de forma criativa e segura. Os documentos podem ser acessados em https://www.sebrae.com.br/cuidados

“É importante que, nesse momento, as medidas restritivas sejam respeitadas e isso também significa a adoção de novas posturas do empreendedor e do consumidor. Os cuidados para prevenção da Covid-19, evitando aglomerações, utilizando máscara e álcool em gel devem ser ainda mais intensificados. Como alternativa de venda, os estabelecimentos podem optar pelo delivery e abusar das redes sociais para divulgação de produtos e serviços”, destaca o analista do Sebrae/ES, Rafael Botelho.

Confira as sugestões do Sebrae/ES para gerar interação com o consumidor e renda para o negócio.

Vale-compras

Muitos estabelecimentos têm apostado no vale-compras como alternativa de venda e garantia de recursos nesse período de restrição. Funciona da seguinte forma: clientes compram o vale que dá direito a uso de determinado serviço ou produto e podem usá-lo quando as atividades presenciais forem permitidas novamente. Além do valor pago pelo cliente, o estabelecimento ainda pode oferecer um brinde, definido previamente, o que ajuda na fidelização do cliente.

Presença digital

Em tempos de pandemia, a internet é o melhor lugar para se estar. Longe de aglomerações, o espaço permite que a sua marca seja vista por todos. Defina um plano de ação e trabalhe em cima dele para que a sua presença digital se converta em vendas.

Parcerias

O momento é propício para efetuar parcerias. Se você tem uma boa ideia, compartilhe com um empreendedor parceiro e façam promoções conjuntas. Os clientes também podem ser parceiros nesse período e permutas podem ser uma boa opção nesse caso.

Entretenimento

Seguindo a linha das parcerias, é possível promover entretenimento nesse período. As lives ganharam muito espaço durante a primeira onda do coronavírus no Brasil e ajudaram muitos empreendedores a se manterem com doações e a ajudarem outras pessoas. Que tal repetir esse movimento?

Dica Bônus:

Procure o Sebrae/ES

O Sebrae/ES está sempre disponível para auxiliar o empreendedor capixaba. Os atendimentos estão acontecendo de maneira virtual pelo 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp 27 3041 5500 para obter orientações técnicas gratuitas ou ainda acessar uma consultoria online com valores subsidiados pelo Sebrae/ES. Ainda é possível buscar por capacitações, gratuitas e pagas, por meio da Loja Sebrae/ES (loja.sebraees.com.br).

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso        

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / mirelaadams@pulsocomunicacao.com

Camila Soares: (27) 99709-4277 / camila@pulsocomunicacao.com

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / maurilio@pulsocomunicacao.com

 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.