DIA DO ARTESÃO

Sebrae ES comemora Dia do Artesão com roda de congo, palestras e homenagens

Entre bordados, colagens e aplicações, temas como gastronomia marinha e religiosidade permeavam o conceito das obras, que reforçam traços tipicamente marcantes da cultura capixaba.

Mostras de artesanato, palestras, homenagens e uma colorida programação cultural recheada de talentos capixabas ocupou de forma histórica e artística a sede do Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas do Espírito santo (Sebrae ES), em Vitória, na última sexta-feira (15), para comemorar o Dia do Artesão.

Pela manhã, os artesãos que participaram da programação especial assistiram palestras sobre como aumentar a competitividade dos produtos artesanais, com Jaqueline Chiabay, e sobre como fazer bons negócios em feiras de artesanato, com Maria das Graças Pinheiro. O evento foi realizado pelo Sebrae em parceria com a  Federação das Associações de Artesanato do Espírito Santo (Feartes), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Já na parte da tarde, a musicalidade tomou conta do Sebrae com a Roda de Congo dos Mestres Artesãos Capixabas e exposição de artesanatos provenientes de técnicas variadas, que valorizam a cultura capixaba. Entre bordados, colagens e aplicações, temas como gastronomia marinha e religiosidade permeavam o conceito das obras, que reforçam traços tipicamente marcantes da cultura capixaba.

A gerente da Unidade de Atendimento Setorial Comercio do Sebrae ES, Izolina Passos, ressaltou um importe momento da programação, que foi a homenagem feita nominalmente a 11 artesãos, sendo um deles in memorian, que se destacam no cenário capixaba.

“O encontro foi uma forma de homenagear artesãos capixabas e valorizar a produção artesanal do Estado como um todo. Também apresentamos o plano de ações do programa Sebrae de Artesanato para esse ano e tivemos a importante presença do Coordenador do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Fábio Santos Pereira da Silva, que falou sobre Políticas Públicas para o setor. O evento foi um importante momento de encontro do artesão com o Sebrae, de confraternização e, principalmente, de valorização do artesão capixaba”, ressaltou.

Oficialmente, o Dia do Artesão é comemorado na próxima terça-feira (19).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae-ES
Criar Comunicação - criar@criarcomunica.com.br
Karolina Lopes – (27) 3345 6973 | (27)- 99976 6190
Denise Povoa – (27) 99932 1978

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
contato@es.sebrae.com.br