Ganhadores

Prêmio Sebrae de Jornalismo anuncia trabalhos vencedores no Espírito Santo 

Dos 54 trabalhos inscritos, quatro seguem para a etapa regional nas categorias: texto, áudio, vídeo e foto.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo, no Espírito Santo, revelou nesta quarta-feira (03) os vencedores da etapa estadual, durante evento virtual, que contou com a presença do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, Carlos André, e da mentora de líderes Liana Ferreira, que palestrou sobre empreendedorismo para os jornalistas.

A cerimônia de premição foi transmitida pelo canal do Sebrae-ES no YouTube
 
A etapa estadual premiou quatro dos 54 inscritos. Na categoria texto, a jornalista Natalia Bourguignon, de A Gazeta, foi premiada com a matéria “Periferia business: as mulheres que moram e empreendem nas comunidades”. Também no mesmo veículo, foi premiado na categoria foto, o fotojornalista Ricardo Medeiros, com o trabalho “Manguezal”. O jornalista Alessandro Bacheti, também foi premiado com a matéria “Instituto Terra recupera cerca de duas mil nascentes no Espírito Santo e em Minas Gerais”, veiculada na TV Gazeta. Já na categoria áudio, os premiados foram Fernanda Zandonadi e Leandro Fidelis, da Revista Conexão Safra, que produziram a matéria “Conheça as histórias dos degustadores de café que perderam o olfato e o paladar para a Covid-19”.
 
“Nós valorizamos o trabalho realizado pelos jornalistas, por isso a retomada do Prêmio Sebrae de Jornalismo, especialmente neste período de pandemia, é tão importante. Trazemos com ele, o nosso reconhecimento a esses profissionais que têm o dever de informar e o fazem com apuração e qualidade. Ouvimos e vimos histórias incríveis de empreendedores contadas por eles e agora, dos 54 inscritos, quatro deles nos representarão na etapa regional", reforça o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
 
Os vencedores da etapa estadual de cada categoria ganharam um troféu e um Iluminador Ring Light, com suporte para até dois celulares e para microfone. A premiação ainda tem as etapas regionais e a nacional, com previsão do resultado final ser divulgado em janeiro de 2022. 
 
“É uma alegria e uma honra para o Sebrae/ES ter tantos profissionais interessados cada vez mais em contar as histórias e desafios dos micro e pequenos empreendedores capixabas. Torcemos agora para que os selecionados possam ter êxito nas demais etapas do prêmio, tanto na regional como na nacional”, destaca o presidente do CDE, Carlos André.
 
O prêmio nacional, para o grande finalista, é um notebook e um smartphone de última geração, com configurações de alto desempenho e capacidade de edição de vídeos e fotos. 
 
Os trabalhos capixabas selecionados para a categoria Jornalista Revelação vão disputar o prêmio especial na etapa nacional, junto com outros profissionais da nova geração. O prêmio será um notebook para o vencedor da categoria.

Quem perdeu a cerimônia de premiação e deseja rever os melhores momentos, também pode acessar o canal do Sebrae/ES no YouTube: youtube.com/SebraeES.
 
A entrega dos troféus será feita de maneira presencial, com data a ser definida. 
 
Tema
 
Nesta edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo teve como tema geral “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”. As reportagens puderam se encaixar em subcategorias temáticas que compreendiam o universo dos pequenos negócios: empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação e acesso a crédito.
 
O objetivo principal é reconhecer o trabalho de profissionais da imprensa na cobertura da atuação dos temas relacionados ao universo dos micro e pequenos negócios do país, por meio das diversas mídias existentes atualmente.

Conheça as matérias premiadas.

Categoria Texto
“Periferia business: as mulheres que moram e empreendem nas comunidades” 
Jornalista: Natalia Bourguignon
Veículo: A Gazeta
Link: https://www.agazeta.com.br/todaselas/periferia-business-as-mulheres-que-moram-e-empreendem-nas-comunidades-0721 

Categoria Vídeo
“Instituto Terra recupera cerca de duas mil nascentes no Espírito Santo e em Minas Gerais”
Jornalista:  Alessandro Bacheti
Veículo: TV Gazeta
Link: https://globoplay.globo.com/v/9348144/

Categoria Áudio
“Conheça as histórias dos degustadores de café que perderam o olfato e o paladar para a Covid-19”
Jornalistas: Fernanda Zandonadi Equipe do trabalho: Leandro Fidelis
Veículo: Revista Conexão Safra
Link: https://conexaosafra.com/podcasts/conheca-as-historias-dos-degustadores-de-cafe-que-perderam-o-olfato-e-o-paladar-para-a-covid-19/

Categoria Foto
“Manguezal”
Jornalista: Ricardo Medeiros
Veículo: A Gazeta
Link: https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/crimes-no-mangue-colocam-em-risco-berco-da-natureza-e-cultura-capixaba-0620

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso          

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / mirelaadams@pulsocomunicacao.com

Camila Soares: (27) 99709-4277 / camila@pulsocomunicacao.com

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / maurilio@pulsocomunicacao.com

 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.