Inovação

Plataforma digital capixaba conecta profissionais para troca de serviços

Com o próprio trabalho como moeda de troca, ferramenta virtual é responsável por gerar novos negócios em meio à crise

A plataforma permite a troca de serviços sem fazer o uso total do dinheiro

A crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 tem feito profissionais, das mais diversas áreas buscarem boas alternativas que possam auxiliá-los na remodelação de seus negócios. Um projeto capixaba, presente no Ambiente de Inovação do Sebrae/ES, tem se destacado na elaboração de novos modelos de trabalho. Idealizada por Rafaela Marques, a Auati é uma plataforma digital de impacto em que seu trabalho é sua moeda.

A ideia remete à antiga prática de escambo, em que há a troca de serviços sem fazer o uso total do dinheiro. Hoje, essa modalidade é transportada para o meio digital, em que é capaz de conectar empresas e profissionais liberais em uma rede de serviços colaborativa, de forma simples e direta.

A pandemia inviabilizou inúmeros tipos de serviços e, consequentemente, muitos profissionais viram a renda mensal diminuir. Para isso, a Auati vem buscando impactar e beneficiar profissionais que estão desempregados, ociosos ou que desejam ter acesso a bens e serviços que, sem a permuta, não conseguiriam pagar.

A ideia para realizar a plataforma surgiu pelas próprias vivências da fundadora. Rafaela é CEO, há 15 anos, da Sempre Design, onde oferece produtos e serviços de design. A empresa se transformou em uma startup há 4 anos, pela demanda de um novo modelo de negócios. A empresária é habituada a realizar seu trabalho como designer em troca de serviços e, através da permuta, conseguiu viabilizar a reforma de sua casa ao elaborar sites e identidades visuais para os colaboradores envolvidos na obra. Assim, enxergou a oportunidade de transformar suas experiências em um projeto inovador.

“Fizemos muita pesquisa para desenvolvermos a Auati da forma mais fácil e prática para o usuário. Ao ver uma diarista oferecer seu serviço em troca de uma terapia, por exemplo, é muito gratificante, pois experiências como essa mostram o potencial do nosso empreendimento. Quando se empreende com paixão, o negócio toma outra forma. Ver as pessoas se conectando e fazendo negócios com o seu próprio trabalho é sensacional”, afirma a empresária.

Segundo o analista do Sebrae/ES, Samuel Graciolli, colocar em prática as ideias antes de montar a empresa, como a Rafaela Marques fez, é muito importante, principalmente para negócios inovadores. “Por mais que pareça estranho, uma ideia não vale nada. O que vale é a capacidade de colocar essa ideia em prática e fazê-la dar certo. O primeiro passo para transformar uma ideia em negócio é validar se ela solucionará um problema existente. Veja no exemplo dado que Rafaela, antes de montar a Auati, fez o escambo com os profissionais que construíram sua casa. Embora pareça simples, colocar em prática o que se pensou, com o que se tem em mãos, é a melhor forma de conhecer o caminho que o cliente irá trilhar e já identificar as dificuldades que o negócio enfrentará”, explicou.

Segundo o analista Samuel Graciolli o Sebrae pode ajudar os empreendedores com ideias inovadoras

De acordo com Samuel, neste período de crise da pandemia do novo coronavírus muitos empreendedores têm inovado em seus negócios. “Ainda que pareça clichê, em momentos de crise é quando a inovação vem à tona com maior frequência. Ao sair da zona de conforto o empreendedor é obrigado a repensar seu negócio com um todo, desde a forma de contato e venda aos clientes, passando pelo desenho de como buscar novos clientes, até o formato de administração de pessoas e recursos”, afirmou.

Além do trabalho que vem sendo realizado, a Auati tem apostado na divulgação pelas redes sociais e tem recebido um bom engajamento por parte dos usuários. Logo no primeiro dia em que foi lançada conseguiu rapidamente 40 inscritos. A plataforma, em tempos tão atípicos, tem provado que dinheiro é importante, mas não é a única maneira de fazer negócios no mundo atual. “Por trabalharmos de forma colaborativa, desenvolvemos também um sentimento de confiança entre os que usufruem da ferramenta. A repercussão e variedade dos serviços tem sido excelente e esperamos por mais”, aponta Rafaela.

Os interessados em desenvolver suas ideias inovadoras pdem contar com o Sebrae/ES. Para este público, a instituição oferece a Trilha SebraeUp de Inovação que auxilia empreendedores a tirar a ideia do papel, validar as hipóteses de soluções para o problema que a ideia se propõe a resolver. Há também a consultoria de Modelagem de negócio que ajuda na estruturação da ideia e das informações necessárias ao negócio.

Os empreendedores devem aproveitar este momento diferente, onde todos estão na mesma situação, passando por algo nunca visto, para se reinventar, reaprender e criar um novo modelo de negócio.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Sayonara Lacerda / Karla Monteiro
Marcella Andrade / Gabriela Jucá
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: sayonara.lacerda@es.sebrae.com.br 
karla.fonseca@es.sebrae.com.br 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.