Pesquisa

Pesquisa mostra que atendimento do Sebrae leva empreendedores a aplicar melhorias nos negócios

Entre as mudanças estão melhor atendimento aos clientes, redução de custos e desperdício e vendas online

A pesquisa de Avaliação do Atendimento Sebrae durante pandemia, feita no período de 8 a 11 de maio deste ano junto aos seus clientes, mostra que os empreendedores entrevistados levaram as orientações propostas pelo time de atendimento para o seu dia a dia. Perguntados sobre quais as mudanças abaixo os empresários fizeram na empresa, como consequência do atendimento Sebrae. As respostas foram:

- Melhorou o atendimento (27,1%)

- Reduziu custos (23,3%)

- Outros (22,3%)

- Começou a vender por meio das redes sociais (18,9%)

- Melhorou a qualidade de produtos e serviços (17,9%)

- Reduziu desperdícios (15,8%)

- Criou site de comércio eletrônico (6,3%)

- Otimizou o consumo de água ou energia (5,0%)

- Melhorou o layout da loja (3,9%)

- Fez reciclagem de materiais (3,0%)

- Criou novo design de embalagens e produtos (2,3%)

 

Vendas online

Uma outra pesquisa, realizada em maio pelo Sebrae, com parceria da Fundação Getúlio Vargas, apontou que, para tentar superar este momento de crise devido à pandemia, as empresas capixabas estão lançando mão de diferentes recursos. Para 30% dos empresários entrevistados, a alternativa foi passar a realizar vendas online, com o uso das redes sociais. 15% disseram ter começado a gerenciar as contas da empresa por meio de aplicativos e 6% passaram a realizar vendas online por aplicativos de entrega.

O Sebrae/ES, atento às necessidades dos empreendedores e às mudanças de comportamento dos consumidores devido à pandemia, passou a oferecer dezenas de consultorias online e gratuitas assim que a pandemia começou a afetar as empresas capixabas. Entre as mais procuradas, estão as relacionadas às vendas online. 

“Logo que as empresas precisaram fechar, o Sebrae/ES buscou oferecer soluções específicas para a ocasião, visando ajudar de forma efetiva. Lançamos, então, a plataforma Por Onde Começar, onde oferecemos mais de 40 consultorias totalmente online e gratuitas, que ajudam os empresários naquilo que tem sido tão importante neste período: aumento da presença digital, divulgação em redes sociais, cardápio virtual, implantação de e-commerce, além de abordar temas fundamentais, como Finanças, Marketing, Planejamento, Vendas e Pessoas”, explicou o superintendente do Sebrae/ES Pedro Rigo.

Para acessar o Portal Por Onde Começar, acesse: www.sebrae-porondecomecar.com.br

 

Canais de atendimento

Para oferecer o máximo de apoio possível aos seus clientes, o Sebrae/ES ampliou seus canais de atendimento. Antes da pandemia, os interessados podiam fazer contato pelo telefone 0800, pelo chat “Fale com o Sebrae”, no Portal, ou ainda de forma presencial, nas unidades da instituição. Após a pandemia, novos canais de atendimento foram lançados.

Atualmente, além do telefone 0800 570 0800 e do chat “Fale com o Sebrae”, no Portal, também é possível receber atendimento pelo WhatsApp no mesmo número do 0800.

Além disso, a Loja Online, onde os clientes se inscrevem para participar de capacitações, também passou a oferecer novas funcionalidades, como eventos, vídeos e consultorias totalmente online.

Entre em contato com o Sebrae/ES:

Telefone: 0800 570 0800

WhatsApp: http://bit.ly/whatsapp_sebraees

Por Onde Começar: www.sebrae-porondecomecar.com.br

Portal: www.es.sebrae.com.br

Chat: http://bit.ly/fale_com_o_sebrae

Loja Online: http://loja.sebraees.com.br/

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Sayonara Lacerda / Karla Monteiro
Marcella Andrade / Gabriela Jucá
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: sayonara.lacerda@es.sebrae.com.br 
karla.fonseca@es.sebrae.com.br 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
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