Saldo positivo

MPEs são responsáveis por mais de 70% dos empregos gerados no primeiro trimestre no ES

Acumulado do ano se mantém superior a 2020 no cenário nacional e estadual.

As micro e pequenas empresas (MPEs) têm se destacado quando o assunto é a geração de empregos. De acordo com o Sistema do Cadastro Geral do Empregados e Desempregados (Caged), em março de 2021, elas foram responsáveis pela geração de 57,9% dos empregos com carteira assinada no Brasil, o que corresponde a um saldo positivo de quase 107 mil vagas. O resultado é superior ao saldo de empregos criados pelas empresas de médio e grande porte (MGE), que foi pouco mais de 67 mil.

No Espírito Santo, o cenário se repetiu, com um saldo positivo de 2.506 empregos gerados pelos pequenos negócios em março de 2021, representando 58% do saldo total. Já no acumulado do ano, as MPEs representam mais de 70% da geração de emprego no estado, com um saldo positivo de 11.552 mil.O número é nove vezes superior ao saldo de 1.231 mil empregos registrado no mesmo período de 2020.

“O mês de março foi o nono consecutivo em que as micro e pequenas empresas, tanto em cenário nacional como estadual, lideraram a geração de emprego. Os dados mostram a importância dos pequenos negócios para a economia, com geração de renda para os brasileiros”, destaca o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Pedro Rigo.

Desde julho de 2020, o saldo de empregos gerados pelas MPEsno Espírito Santo vinha em uma crescente significativa, atingindo o auge em novembro com saldo superior a 8 mil entre os pequenos negócios. Em dezembro, houve o primeiro saldo negativo, com rápida recuperação nos meses de janeiro e fevereiro. O mês de março registrou umapequena redução na geração de emprego pelas MPEs, motivado pelo agravamento da pandemia em todo o país, no entanto, o período foi bom para todos os setores. Serviços e indústrias são os setores que apresentam melhores resultados no mês e no acumulado do ano na geração de empregos formais no Espírito Santo.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso        

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / mirelaadams@pulsocomunicacao.com

Camila Soares: (27) 99709-4277 / camila@pulsocomunicacao.com

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / maurilio@pulsocomunicacao.com

 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.