Diversão

Jogos de empreendedorismo online para jovens são opção para temporada longe das escolas

Além de se divertir, é possível aprender a lidar com dinheiro e desenvolver características empreendedoras

A plataforma oferece diversos jogos para se divertir e aprender

Ocupar o tempo de forma saudável e adquirir conhecimentos é uma forma produtiva de encarar a temporada de quarentena em tempos de coronavírus (Covid-19), principalmente para jovens que estão longe da escola. A plataforma de Ensino a Distância (EAD) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) oferece mais de 100 cursos online gratuitos, e muitos deles são direcionados para a faixa etária acima de 15 anos. Basta acessar o site ead.sebrae.com.br.

Títulos como “Negócio de outro planeta”, “Saga de herói” e “Pizza delivery” ensinam, de maneira lúdica e divertida, os assuntos como o ciclo de vida do produto, construção de marca, fluxo de caixa, planejamento, estratégia comercial, conhecimento do comportamento do cliente, formação de preço de venda e processo produtivo. A plataforma traz jogos diversos que promovem a capacitação dos alunos.

“Há jogos de complexidade menor, outros mais avançados, mas todos trabalham as características do comportamento empreendedor. Temos jogos em que é possível administrar empresas, por exemplo. Os jogos podem contribuir para o desenvolvimento do comportamento empreendedor nesses jovens com mais de 15 anos”, ressalta a gerente da unidade de produtos e credenciados do Sebrae/ES, Marceliy Bridi.

O estudante Vitor Sily descobriu os jogos na plataforma online do Sebrae durante a quarentena. “O que me levou a procurar os cursos, além da quarentena, foi buscar um conhecimento novo. Joguei ‘Uma jornada de herói’, ‘Administração da fazenda’ e ‘Pizzaria delivery’, jogos que ensinam como você deve lidar com o dinheiro. Você não pode gastar muito, tem que guardar um pouco porque se houver alguma crise você pode usar. Eu já aplico isso desde pequeno, sempre vou juntando, tenho metas”, garante Vitor.

Adultos também têm vez

A criatividade e a busca por conhecimento podem ajudar o empreendedor a encarar esse momento desafiador para quem tem um negócio. Em alguns segmentos de vendas, o empresário pode pensar em levar seu comércio para a internet. Interessados em investir numa loja virtual podem, inclusive, ter acesso a cursos gratuitos como “Como vender pela internet” por meio do EAD do Sebrae.

“Boas práticas de manipulação de alimentos”, “Boas práticas de atendimento ao cliente”, “Marketing digital para o empreendedor”, “Gestão financeira” e “Boas práticas nos serviços alimentares” são alguns dos cursos mais procurados, e podem ser de grande valia na missão de manter a empresa de pé.

Serviço:

Acesse jogos e cursos: na capa do site ead.sebrae.com.br insira “jogos” na busca

Central de atendimento: 0800 570 0800

Fale com o Sebrae: es.sebrae.com.br

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Sayonara Lacerda / Marcella Andrade / Gabriela Jucá
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: sayonara.lacerda@es.sebrae.com.br 
marcella.sucupira@es.sebrae.com.br 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.