RURALTUR

Espírito Santo realiza maior feira do agroturismo do país em novembro

A 15ª RuralTur vai acontecer em Venda Nova do Imigrante e o Sebrae ES vai capacitar os produtores da região para receber turistas de todo o Brasil

O município de Venda Nova do Imigrante sediará a 15ª edição da Feira Nacional do Agroturismo Rural (RuralTur), maior evento de agroturismo do Brasil. O lançamento oficial do evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (15) no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande, do Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), Pedro Rigo, de empresários do agroturismo capixaba e outras autoridades. O evento dá a largada para o objetivo principal das instituições envolvidas: promover o Espírito Santo como destino nacional do agroturismo. 

A 15º RuralTur acontece de 20 a 24 de novembro no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, em Venda Nova do Imigrante. A programação da feira inclui palestras, talk show, roteiros de experiência na Região Turística Montanhas Capixabas, além da comercialização de produtos, vivências culturais e gastronômicas.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, a instituição vai atuar na qualificação dos empreendedores para o atendimento de turistas de todo o Brasil, oferecendo oficinas técnicas para redes de hotelaria e infraestrutura nos serviços, com sugestão de pacotes que incluam translado dos hotéis e pousadas até a feira e atrações do município.

 “Vamos capacitar empreendedores de restaurantes e oferecer aulas de inglês até para taxistas, ações já previstas no programa Investe Turismo. A ideia é criarmos um ambiente favorável para colher todos os frutos esperados, pois temos um estado equilibrado e muitas condições de receber investimentos. Nosso trabalho é promover vantagens competitivas para que os empreendedores se beneficiem nesse cenário próspero”, ressaltou.

O município de Venda Nova do Imigrante é referência em todo o país como o berço do Agroturismo, modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano agrícola ao lazer, à gastronomia, à visitação e a valorização do meio ambiente.  Mas o governador Renato Casagrande, lembrou que, além da região de montanhas, as demais regiões do Estado também estão se organizando para receber os turistas.

“As pessoas olham para o Brasil e não têm a mesma segurança em investir que têm quando olham diretamente para o Espírito Santo. O nível de organização que temos em nosso estado hoje nos dá capacidade de trazer muitas realizações nesses próximos quatro anos. Estamos trabalhando muito e o turismo rural vai ser uma oportunidade de divulgarmos o nosso Estado para o Brasil e para todo o mundo”, afirmou Casagrande.

Entre os objetivos da feira, estão: geração de negócios; estímulo ao empreendedorismo; debate sobre a geração de políticas públicas e de conhecimento técnico; tendências e inovação e o fomento ao turismo de experiência nas propriedades rurais.

O evento está sendo organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Convention Montanhas Capixabas, Agrotur, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).  

SERVIÇO: 15ª RuralTur
Data: 20 a 24 de novembro
Local: Venda Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Nova do Imigrante
Realização: Setur, Sebrae ES, Convention Montanhas Capixabas, Agrotur, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Senac e Ifes.  

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Sebrae-ES

Criar Comunicação - criar@criarcomunica.com.br Karolina Lopes – (27) 3345 6973 | (27)- 99976 6190

Denise Povoa – (27) 99932 1978 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800 contato@es.sebrae.com.br

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.