Startup

Capital Empreendedor abre inscrições para startups interessadas em captação de recursos

O projeto prepara startups e negócios inovadores e aproxima investidores de empreendedores

O Projeto Capital Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae para auxiliar os empreendedores de startups a buscarem investimentos. Os interessados em alavancar os negócios com o apoio de investidores podem se inscrever até o dia 5 de julho para a segunda etapa do Ciclo Capital Empreendedor. Ao se inscrever, o participante fará seu cadastro e participará de um game. O questionário e o game classificarão as 30 empresas com melhor pontuação para seguir para a segunda etapa, o workshop de empreendedores.

A 3ª edição do Projeto Capital Empreendedor foi lançado durante live, na última terça-feira (23), no Fórum da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). “Neste lançamento, tivemos 134 participantes e 52 empresas capixabas inscritas, que puderam conhecer melhor como o projeto funciona. Agora, os interessados em participar da seleção e concorrer efetivamente no Capital Empreendedor, precisam se inscrever novamente. Dessa vez, para o game. É muito importante que as pessoas que se inscreveram para o lançamento se inscrevam agora para o Projeto em si”, explica o analista do Sebrae/ES, Carlos Perrin.

Este ano o projeto será realizado em novo formato, totalmente online por causa da pandemia do coronavírus, e, ao contrário dos anos anteriores, será aberta para a participação de pequenos negócios inovadores de todo o país, que já atuam no mercado. As inscrições para o Capital Empreender são gratuitas e podem ser realizadas no site do programa https://capitalempreendedor2020.com.br/participar/

A expectativa é atrair aproximadamente duas mil startups na 1ª fase do projeto, que irá selecionadar, ao longo do ciclo de preparação, participantes para as etapas de workshops, mentorias e rodadas de negócios. Uma das novidades neste ano é a participação da Cedro Capital, com a gestão de R$ 7 milhões no Fundo Brasil Central, originados do aporte do Sebrae em Fundos de Investimentos em Participação (FIPs).

“O projeto pretende facilitar, para as startups, a captação de recursos, que é difícil pelos canais tradicionais. Por muitas delas ainda estarem num processo de faturamento baixo, e não serem conhecidas no mercado, existe muita dificuldade para conseguirem recursos no banco. O projeto Capital Empreendedor oferece uma qualificação para que esses empreendedores procurem os recursos via fundos de investimento”, informa Perrin. 

Capital Empreendedor

Nas duas primeiras edições do Capital Empreendedor, 1.600 empresas participaram do lançamento, sendo que 318 passaram para a fase de workshop e 180 chegaram nas mentorias especializadas. Ao final, 55 empresas estiveram no circuito de investimento em rodadas de negócios e, dessas, 29 fizeram acordos, totalizando R$ 20,8 milhões. A proposta do Sebrae, nesta 3ª edição, é sensibilizar duas mil empresas de todo o país, que já possuem atuação no mercado. Na sequência, 300 delas, de todos os estados brasileiros, serão selecionadas para participar do ciclo de preparação a se realizar em nove estados (AM, ES, PB, PR, RO, RS, SC, SP e TO).

A 1ª fase do Ciclo Capital Empreendedor, que é o lançamento, marca o início do processo de aproximação com agentes do ecossistema de capital de risco nacional. Em um 2º momento, as empresas classificadas participarão do workshop de empreendedores, para conhecer os mecanismos de funcionamento e critérios de decisão de um investidor de risco. A mentoria corresponderá à 3ª fase do projeto, momento em que os empresários receberão orientações para melhorias e adequações no modelo de negócios, comportamento, internacionalização, governança, máquina de vendas, growth, produtos, dados, marketing e negociação.

Para as finalistas desta 3ª edição, que seguirão para a última etapa do ano, o circuito de investimentos, fase em que as empresas sentarão na mesa com investidores para apresentar seus negócios, o atendimento será continuado em 2021, por meio de mentorias nos temas: Marketing, Comportamental, Analytics e Scale Up, Internacionalização e Jurídica.

 

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Sayonara Lacerda / Karla Monteiro
Marcella Andrade / Gabriela Jucá
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: sayonara.lacerda@es.sebrae.com.br 
karla.fonseca@es.sebrae.com.br 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.