SIC

Cafés do Espírito Santo em destaque na SIC 2019

Estande vai apresentar cafés especiais, com degustação e espaço para negociação

A Semana Internacional do Café (SIC) se aproxima: será realizada entre os dias 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. E o Espírito Santo, mais uma vez, vai apresentar a qualidade e a produtividade da cafeicultura capixaba. Todas as características da cafeicultura capixaba, do campo à xícara, serão apresentadas no evento. O estado vai levar ao evento cafés de três Indicações Geográficas (IG): Conilon Capixaba, Cafés das Montanhas e Caparaó.

Um estande com 160 metros quadrados será montado na SIC 2019. O local contará com três cafeterias, uma para cada origem de café. Desta forma, os participantes poderão saborear a bebida, apreciar os sabores e conferir a qualidade da produção cem por cento capixaba. Haverá, ainda, espaço para degustação, com orientações técnicas a respeito das características sensoriais de cada café (cupping).

Mais de 300 cafeicultores capixabas devem participar do evento. Na ocasião, eles poderão comercializar seus produtos com compradores do mundo inteiro, num espaço reservado exclusivamente para as negociações.

No dia da abertura (20) haverá uma palestra sobre “Origens do Café do Espírito Santo – Conteúdo e Degustação”. Será das 18h30 às 20h, no espaço da Cafeteria Modelo, dentro da SIC 2019.

Diversas instituições se uniram para compor a comitiva capixaba presente no evento: Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Sistema OCB/ES, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), entre outros parceiros.

Coffee of the Year

Outro ponto de destaque da participação capixaba no evento é o Coffee of the Year (COY). Em 2018, entre as 400 amostras nas categorias Coffea arabica ou Coffea canephora (conilon/robusta) levadas por agricultores de várias regiões do Brasil, os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica foram do Espírito Santo. Os capixabas conquistaram o primeiro lugar nas duas categorias: Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, ganhou na categoria café arábica; e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui, ganhou na categoria café conilon.

Este ano, novamente, os cafeicultores capixabas já selecionaram seus melhores cafés para concorrer à premiação. Na categoria conilon, 19 produtores do Espírito Santo irão concorrer ao prêmio. Já na categoria arábica 27 capixabas foram selecionados para o concurso.

O presidente da Cooperativa dos Cafeicultures do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), Renato Teodoro, falou do último resultado e da expectativa para 2019. “Participamos desde a primeira edição, sempre levando produtos de qualidade. Ano passado fomos coroados com o prêmio “Melhor Café Conilon do Brasil” e esse ano estamos voltando à feira com a expectativa de ganhar o bicampeonato”, afirmou.

Segundo Rodrigo Dias, presidente da Associação de Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo (Acemes), a SIC é um evento de grande importância para os produtores da região. “Vamos pela segunda vez no evento, levando 20 amostras de cafés com mais de 87 pontos. Nossa intenção é mostrar para o mundo o potencial e qualidade dos cafés das montanhas do ES e, claro, potencializar negócios”, garantiu.

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de mercado e consumo, conhecimento e inovação e negócios e empreendedorismo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Sebrae-ES

Criar Comunicação - criar@criarcomunica.com.br

(27) 3345 6973 | (27)- 99976 6190 | (27) 99932 1978 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

contato@es.sebrae.com.br

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.