Resultados

Atendimentos com consultorias no Sebrae/ES até maio superam todo ano de 2019

Desde quando começou a pandemia, em março, até maio, houve um crescimento de 844% neste tipo de atendimento

Com o início da pandemia no Espírito Santo, os empresários capixabas precisaram de ajuda para manter seus negócios funcionando, evitando ao máximo, prejuízos. Para isso, muitos buscaram o apoio do Sebrae/ES, que registrou até o mês de maio de 2020, mais atendimentos com consultorias do que todo o ano de 2019. Até 22 de maio deste ano foram 5.769, enquanto de janeiro a dezembro de 2019 foram 2.186 atendimentos com consultorias.

De março, quando foram iniciadas as medidas para evitar aglomerações no estado, até maio de 2020, houve um crescimento de 844%. Isso mostra o quanto os empresários têm procurado por ajuda e que o Sebrae/ES tem respondido, oferecendo diversos serviços gratuitos.

“Logo que as empresas precisaram fechar, o Sebrae/ES buscou oferecer soluções específicas para a ocasião, visando ajudar de forma efetiva. Lançamos, então, a plataforma Por Onde Começar, onde oferecemos mais de 40 consultorias totalmente online e gratuitas, que ajudam os empresários naquilo que tem sido tão importante neste período: aumento da presença digital, divulgação em redes sociais, cardápio virtual, implantação de e-commerce, além de abordar temas fundamentais, como Finanças, Marketing, Planejamento, Vendas e Pessoas”, explicou o superintendente do Sebrae/ES Pedro Rigo.

Quem tiver interesse em conhecer e solicitar uma consultoria, pode acessar a plataforma do Sebrae/ES: Por Onde Começar.

Atendimentos

Em março os atendimentos presenciais do Sebrae/ES em todo o estado foram suspenso, mas os atendimentos de forma online continuaram acontecendo e tiveram um registro de aumento considerável. De 15 de março a 22 de maio deste ano houve um crescimento de 417% nos atendimentos online, passando de 7.275 para 37.621.

Se comparado ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 142,3%. Segundo o superintendente do Sebrae/ES, os dados refletem a necessidade dos empresários capixabas por ajuda neste momento. “Os empreendedores, principalmente os de pequenos negócios, estão sentindo muito o reflexo desta crise. 47% dos empresários entrevistados numa pesquisa disseram que precisaram interromper a operação do negócio e 90,5% apontaram queda na receita mensal. E o Sebrae/ES é um ponto de apoio importante, que oferece dicas, orientações, cursos, consultorias e tira dúvidas”, enfatiza Pedro Rigo.

Canais de atendimento

Para oferecer o máximo de apoio possível aos seus clientes, o Sebrae/ES ampliou seus canais de atendimento. Antes da pandemia, os interessados podiam fazer contato pelo telefone 0800, pelo chat “Fale com o Sebrae”, no Portal, ou ainda de forma presencial, nas unidades da instituição. Após a pandemia, novos canais de atendimento foram lançados.

Atualmente, além do telefone 0800 570 0800 e do chat “Fale com o Sebrae”, no Portal, também é possível receber atendimento pelo WhatsApp no mesmo número do 0800.

Além disso, a Loja Online, onde os clientes se inscrevem para participar de capacitações, também passou a oferecer novas funcionalidades, como eventos, vídeos e consultorias totalmente online.

 

Entre em contato com o sebrae/ES:

Telefone: 0800 570 0800

WhatsApp: 0800 570 0800 ou http://bit.ly/whatsapp_sebrae

Por Onde Começar: www.sebrae-porondecomecar.com.br

Portal: www.es.sebrae.com.br

Chat: http://bit.ly/fale_com_o_sebrae

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Sayonara Lacerda / Karla Monteiro
Marcella Andrade / Gabriela Jucá
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: sayonara.lacerda@es.sebrae.com.br 
karla.fonseca@es.sebrae.com.br 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.