SOL E VENDAS

Negócios que bombam no verão: Sebrae dá dicas para empreender na estação do calor

Com a chegada do verão, alguns negócios ganham destaque. Fique atento para usar a estação a seu favor.

O verão está começando e as altas temperaturas já estão aparecendo nas principais cidades brasileiras. O calor e o tempo de férias que lotam praias e piscinas, junto com o clima de alegria e descontração que toma conta das pessoas nesta época, são propícios para algumas oportunidades de negócios, principalmente para os pequenos empreendedores. 

Um levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) aponta negócios que costumam bombar no verão e dá orientações para empreendedores aproveitarem ao máximo as especificidades típicas da estação.

Entre os negócios que se destacam na estação mais quente do ano estão sorveterias e açaiterias; venda de alimentos como sanduíches naturais, bolos e tapiocas; saladerias; colônias de férias, lojas de moda praia; venda de bijuterias e artesanatos; aulas de esportes ao ar livre, além de lojas de cosméticos com destaque para protetores e bronzeadores.

Antes de investir no negócio, porém, é preciso realizar um planejamento para que os resultados sejam positivos. Quem pretende vender alimentos, por exemplo, deve tomar cuidado com a conversação e higiene dos produtos, prestando atenção às normas da Vigilância Sanitária do município.

Outros pontos importantes, que devem receber atenção, segundo a analista do Sebrae ES, Renata Braga, é o bom atendimento ao cliente, oferecer preços justos e realizar uma boa divulgação do produto e/ou serviço.

De acordo com Renata, com organização, é possível manter o negócio mesmo após o final da estação mais quente. “O verão é um período de muitas oportunidades de negócio. E, caso haja uma boa gestão e planejamento, é possível dar continuidade ao negócio ao longo do ano”, afirma. “Vale lembrar que a própria estação, possibilita que negócios que estão em operação, possam ofertar promoções que evidenciam ainda mais o clima da estação, como por exemplo happy hour, bebidas tropicais e música ao vivo”, completa Renata Braga.

Outra orientação do Sebrae é cuidar para que o negócio seja sustentável o ano inteiro, e que o lucro não fique limitado ao período sazonal. “Para isso, é preciso investir em planejamento e inovação, para manter a operação da empresa saudável durante o ano inteiro”, complementou a analista.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Sebrae/ES

Sayonara Lacerda / Ana Luiza Andrade / Lizandra Amario

Tel: (27) 3198-8410 / 3041-5613

E-mail: sayonara.lacerda@es.sebrae.com.br

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.