DIA DAS MÃES

Mulheres lideram maioria de novos negócios

Pesquisa do Sebrae ES mostra avanço de mulheres na chefia empreendimentos

O mês de maio traz à tona o protagonismo feminino e a maternidade. O Dia das Mães é, cada vez mais, marcado pela valorização da relevante contribuição das mulheres para a estrutura econômica de nossa sociedade. A participação das mulheres na vida econômica brasileira aumenta consideravelmente a cada ano. De acordo com a pesquisa GEM Brasil 2015 (Global Entrepreneurship Monitor), o público feminino é mais expressivo do que o masculino, quando o assunto é a abertura de novos empreendimentos.

Os dados apontam que o empreendedorismo tem despertado mais interesse das mulheres. A proporção de “Empreendedores Novos” - os que têm um negócio com menos de 3,5 anos - é maior entre elas: 15,4% contra 12,6% de homens. O estudo constatou ainda que as representantes do sexo feminino empreendem movidas principalmente pela necessidade de ter outra fonte de renda, ou de adquirir independência financeira.

Um relatório divulgado este ano pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) aponta que em 2017 e 2018, a proporção de mulheres empreendedoras que são “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%. A atividade empreendedora passou a conferir às empresárias posição de protagonismo quanto à renda da casa. O percentual de mulheres na condição de cônjuge (quando a principal renda familiar provém do marido) caiu de 49% para 41% nos últimos anos, segundo o relatório.

No entanto, mesmo com a expansão da atuação das mulheres no mercado de trabalho, elas não deixam de ser maioria indiscutível quando o assunto é liderança do lar e criação dos filhos. O cenário de mulheres mães que assumem o protagonismo de seus negócios sem diminuir o presença e influência na vida de seus filhos é cada vez maior e elencamos algumas mulheres capixabas que são exemplo de sucesso absoluto tanto na maternidade quanto em seus empreendimentos.

 

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

Dedicação e curiosidade definem a trajetória profissional da farmacêutica Raigna Vasconcelos. Ela, que nem pensava em abrir uma farmácia, hoje comemora o fato de ter conquistado a posição de sócia em uma farmácia de manipulação no Estado, a Alquimia.

O começo foi como assistente e, degrau após degrau, Raigna Vasconcelos foi convidada pelo fundador da farmácia, Julio Cézar Campagnaro, a fazer parte da sociedade há cinco anos. Para se prerarar, Raigna participou de diversos eventos no Sebrae, como o seminário Desafios do Crescimento, sobre tendências mundiais em varejo , equilíbrio no empreendedorismo feminino e saúde da mulher e impactos nos negócios. Este ano, eles preparam uma festa em comemoração aos 30 anos da Farmácia Alquimia.

MODA

Já a empresária Gilcéa Prudêncio, há mais de 40 anos atuando no mercado de moda, é casada há 44 anos e tem três filhos homens: Leonardo (42), Rodrigo (38) e Antônio Inácio (37). Ela conta que no começo da carreira viajava para comprar roupas em outros estados e as vendia nas casas das clientes.

“Passamos por períodos difíceis e fáceis, sempre juntos em família. Às vezes viajava e levava a família comigo, outras vezes ia sozinha. O marido foi peça fundamental porque ele me sustentava, me apoiava e me ajudava a crescer”, conta Gilcéa, que também teve o apoio das irmãs para dar conta do recado. “Minha equipe é muito boa e está comigo há muito tempo. As irmãs sempre trabalharam comigo e também ajudavam a cuidar dos meus filhos como se fossem delas”, completa.

Hoje, Gilcéa está consolidada com a loja multimarcas Caxuxa, localizada em Jardim da Penha desde 2010. Por lá, ela tem clientes fiéis há mais de 30 anos. Ela recebeu consultoria do Sebrae  para criação e desenvolvimento do plano de ação para o projeto varejo de moda, assistiu palestras sobre tendências e canais de venda e recebeu visita de agente de orientação empresarial do programa negócio a negócio.  “O segredo é amar o que faz, escolher algo que você queira cuidar até ficar velhinha. Agradeço muito a Deus pela minha trajetória”, finaliza ela.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae-ES
Criar Comunicação - criar@criarcomunica.com.br
Karolina Lopes – (27) 3345 6973 | (27)- 99976 6190
Denise Povoa – (27) 99932 1978

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
contato@es.sebrae.com.br

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.