Vendas

05 dicas para se organizar e vender mais na Black Friday

Ainda dá tempo para se planejar e aproveitar uma das principais datas comerciais do ano.

A Black Friday já se tornou uma das principais datas comerciais do ano. E ainda dá tempo para se organizar e conseguir aumentar as vendas. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) separou cinco dicas para ajudar o pequeno empreendedor. E o primeiro passo é reconhecer que a disputa pela atenção do consumidor aumenta nesse período, o que torna o planejamento essencial.

“Nas vendas durante a Black Friday, ter apenas um bom desconto não garante a venda. Também é necessário se organizar para conseguir oferecer produtos, prazos e condições de entregas que atendam aos desejos do cliente, sem prejudicar as expectativas e necessidades do consumidor”, aponta o analista do Sebrae/ES, Rafael Botelho.

1. Planejamento

A partir do conhecimento que o empreendedor já tem do seu cliente, as ações promocionais para a Black Friday podem focar no diferencial da empresa. O empresário sabe quais são as maiores demandas, que tipos de entregas funcionam e quais ofertas feitas durante o ano tiveram mais sucesso. Outra opção é analisar o estoque e explorar as vendas a partir desses produtos. Além de aproveitar os canais de diálogo que já têm com os clientes, como redes sociais e as vendas por WhatsApp.

2. Estenda o prazo

A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro. Mas o empreendedor pode estender o prazo das ofertas, ampliando o período dos descontos por mais dias. É possível começar antes, inclusive. Essa estratégia permite atender a um número maior de clientes, além de garantir um espaço maior de diálogo com o consumidor.

3. Organize tudo

Promoção atrai uma demanda maior, aumenta o número de clientes e, também, o trabalho da equipe. Por isso é fundamental organizar todo o processo, do pedido à entrega, incluindo o estoque. Também é importante avaliar se vai precisar aumentar o número de funcionários.

4. Atendimento de qualidade

O mesmo carinho e cuidado empregado no atendimento do dia a dia precisa ser mantido durante a Black Friday. Esse momento pode atrair novos consumidores, e a qualidade no atendimento pode ajudar a ampliar o número de clientes assíduos.

5. Online também vende

O mercado online não para de crescer. As promoções e a qualidade do atendimento também devem fazer parte nas vendas realizadas pelas redes sociais, nos aplicativos e nas lojas virtuais. Para facilitar esse atendimento, o pequeno empreendedor pode integrar todos os canais virtuais de vendas em um único espaço. Uma boa opção é o WhatsApp Business, caso ainda não tenha uma loja virtual.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso          

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / mirelaadams@pulsocomunicacao.com

Camila Soares: (27) 99709-4277 / camila@pulsocomunicacao.com

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / maurilio@pulsocomunicacao.com

 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.